domingo, 12 de outubro de 2008

Na América...


É a segunda vez que falo nela num dos meus blogues. Esta negra que morreu em 2006, foi a primeira a sentar-se num autocarro sem que tivesse de ceder o seu lugar a um branco. Há cerca de 50 anos. Nesses tempos, "Only Whites" era o "dizer" mais comum um pouco por toda a América. Estamos em 2008, mas há coisas que nunca mudam. Hoje, 12% da população americana é negra, a maioria concentrada em alguns Estados do sul e sobretudo nas grandes cidades. Há Estados em que se contam pelos dedos das mãos o número de negros recenseados. Muitos fugiram para Estados vizinhos mais "confortáveis", nos conturbados anos 60, quando a tensão racial era grande, porque foi também nessa década que os negros, mais direitos receberam. No papel deixaram de ser cidadãos de segunda, mas na prática, continuaram a sentir na "pele" o preconceito, em coisas como prémios de seguro, ou o acesso a crédito.

foto: AFP

É por isso que o que está prestes a acontecer é uma conquista sem precedentes para os negros americanos, com uma dimensão que o comum dos cidadãos ocidentais não consegue alcançar.
90% dos negros americanos votam em Obama nestas eleições. A maioria da comunidade hispânica também. Uma grande parte dos jovens que votam este ano pela primeira vez, também. O eleitorado feminino também simpatiza com ele. Hoje, às 11 da manhã, está com 6% de vantagem sobre os republicanos. É também por isto que Rosa Parks, a senhora da foto de cima foi tão importante. Numa conclusão abusiva, é ela a responsável pelo regresso dos republicanos aos seus ranchos, para deixarem pessoas lúcidas e moderadas corrigirem os erros de um branco alucinado.

1 comentário:

Claricinha disse...

Eu gosto muito do Sr. Barack. Se ele ganhar vai ser, sem dúvida, um dos grandes acontecimentos históricos dos States. Só tenho medo que não o deixem governar a seguir...